quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Fogos Florestais - Enxurradas. 031228

(Enviada aos jornais em 28 de Dezembro de 2003)

Nas Filipinas e na Califórnia houve recentemente chuvas torrenciais que causaram deslizamentos de terra de que resultaram perdas de vidas além de avultados estragos materiais. Os especialistas atribuem esses efeitos nefastos ao facto de no Verão passado ter havido nas respectivas regiões fogos florestais que devastaram toda a vegetação, deixando a terra fragilizada e com reduzida capacidade para reter a água das chuvas, abrindo caminho às enxurradas e aos deslizamentos.

Isto conduz o nosso pensamento para as vastas regiões do interior do nosso País vítimas dos fogos florestais ocorridos no mês de Agosto. O que acontecerá em 2004 se vierem chuvas torrenciais? O que tem sido feito para reduzir os efeitos negativos? Qual tem sido a acção de conselho e de persuasão dos especialistas e dos defensores da natureza?

Quanto aos fogos florestais, houve um responsável pelo ambiente que disse que no próximo ano, se houver iguais condições meteorológicas, poderão verificar-se fogos semelhantes aos de 2003. Acho que isto é pessimismo e derrotismo da parte de quem deve apontar soluções de prevenção. Já há exemplos de medidas preventivas eficientes nos Concelhos de Alcains, Mortágua e Góis, entre outros. Certamente, a Associação Nacional de Municípios está a aconselhar todas as Câmaras a seguirem os exemplos dados por aqueles Conselhos e a imaginar algo de melhor.

Tudo será admissível, menos cruzar os braços e esperar pelos ditames do destino. devemos aprender as lições retiradas dos desastres e dos bons exemplos. Os fogos florestais «combatem-se» a partir do Inverno.

Sem comentários: