sábado, 10 de abril de 2010

Ambiente e desenvolvimento

A operação Limpar Portugal, levada a efeito há duas semanas, deve ter como principal consequência s sensibilização da população e das entidades para a necessidade de cuidados especiais e permanentes com o ambiente. A notícia do Público de hoje «Empresa com licença de gestão ambiental deitou 10 toneladas de lixo em serras» evidencia um escândalo de crime ambiental por parte de uma empresa que devia zelar pelo ambiente. Mas mostra uma acção muito meritória da GNR que promete autuar para bem da defesa da Natureza. A GNR está de parabéns por isso.

A limpeza da natureza não deve ser encargo de cidadãos voluntários, mas das autoridades que devem prevenir, reprimir e, em último caso limparem com os serviços vocacionados para tais tarefas. O povo deve estar muito atento e denunciar tudo o que vir errado e exigir a rápida reparação. Pelos vistos a GNR está activa na autuação de infracções deste género, pelo que o povo deve aproveitar e auxiliá-la, denunciando todas as infracções desde as menores.

A defesa do ambiente contribui para o desenvolvimento e, segundo outra notícia «Portugal tem quatro anos de atraso na ajuda pública ao desenvolvimento». Por isso, devem ser incrementados todos os esforços de todos os cidadãos para contribuir para um futuro melhor. Se outra coisa os cidadãos não puderem fazer, devem denunciar todos os desvios do bom rumo, por forma a serem corrigidos.

Imagem de José Ferreira

Sem comentários: