quarta-feira, 16 de junho de 2010

A fome mata ao lado das grandes riquezas

Depois de ter publicado o post «RTP. Salários Escandalosos» e de ter lido um comentário no post «Encerramento de Escolas» com uma lista de salário dourados, surgem hoje duas notícias que, mesmo que se leia apenas o título, são chocantes. Mas, recomendo a sua leitura completa abrindo o link (clicando no respectivo título).

Falta de comida já afecta 95 mil crianças por dia
Jornal de Notícias. 07-06-2010. Carla Soares

São 285 mil as pessoas que recebem ajuda do Banco Alimentar contra a Fome, em Portugal. Destas, 33% são crianças. Com o aumento do desemprego e do número de famílias desestruturadas, há mais filhos a depender deste apoio para se alimentarem.

Este ano, cerca de 94 mil crianças são, em média, assistidas por dia pelos bancos alimentares, número que seria ainda maior se incluísse a Madeira, que não é abrangida pela rede. Porém, não há, em Portugal, dados concretos sobre a população infantil afectada pela fome. Nem a Direcção-Geral da Saúde, nem a Comissão de Acompanhamento da Acção para Crianças e Jovens em Risco, cujos responsáveis foram contactados pelo JN, avançam qualquer diagnóstico.

A verdade é que o total de pessoas que recebe este tipo de ajuda das cerca de 1700 instituições apoiadas pelo Banco Alimentar tem crescido de ano para ano. O apoio é dado por cabaz ou alimentação confeccionada, seja ao domicílio, em cantinas ou creches. (…)

Mas acontece em mais partes do mundo:

Fome é causa de morte no Mundo a cada seis segundos
Jornal de Notícias. 07-06-2010. C. S.

Existem, actualmente, 1,02 mil milhões de pessoas subnutridas no Mundo, o que significa que uma por cada seis não tem alimentação suficiente para ser saudável e manter uma vida activa. E, em cada seis segundos, uma criança morre por causa da fome ou de doenças relacionadas.

Os números são do Programa Alimentar Mundial, que alerta para o facto de a fome e a subnutrição serem o factor "número um" de risco para a saúde. Aliás, a fome "mata, em cada ano, mais pessoas do que a sida, a malária e a tuberculose juntas". E, dos cerca de mil milhões de pessoas que passam fome todos os dias, a maioria são mulheres e crianças.

Os números mais recentes mostram que 65% da fome mundial está localizada em sete países: Índia, China, República Democrática do Congo, Bangladesh, Indonésia, Paquistão e Etiópia. (…)

O que se passa nalguns pontos do mundo não deve constituir desculpa para o nosso péssimo sistema de «justiça social». Porém, o mundo é constituído por todos nós e cada um deve olhar para o que esteja dentro do seu raio de acção e fazer tudo quanto puder para o tornar eticamente melhor. É chocante a diferença crescente entre os 20% mais ricos e os 20% mais pobres da nossa sociedade. Trata-se de um fosso que nos envergonha, como se depreende do post «Austeridade nas reformas»

Sem comentários: