domingo, 25 de dezembro de 2011

A crise deve ser estímulo para nova etapa de civilização


Há muito que aqui tem sido sugerido que sejam retiradas da crise lições para novas formas de gerir a vida individual, económica e política. Com o sensato aproveitamento do resultado das reflexões que cada um deve fazer, poderemos iniciar uma Nova Era, uma nova etapa de civilização.

Na sua mensagem de Natal o Patriarca pede uma ordem económica que vença desigualdades e ajuda a elaborar as nossas reflexões acerca das circunstâncias actuais.

Devemos aprender «a viver positivamente este momento de crise que o país atravessa.»
“Um dos frutos do presente sofrimento colectivo pode ser levar a sociedade a abrir-se a uma nova etapa da civilização.”

É imperioso dar “maior prioridade à pessoa, uma ordem económica que acentue o bem comum, vença os individualismos, as desigualdades chocantes, todas as formas de materialismo; que aprenda a dar prioridade aos valores do espírito e não apenas ao dinheiro”.

É preciso enfrentar a crise com coragem, porque “em ambiente de crise, há desempregados, famílias em dificuldade, há mais pobreza, mais sofrimento, há crise de esperança”.

Não devemos assustar-nos com o sofrimento, mas enfrentá-lo com coragem e generosidade.

É desejável “que a nossa aflição, o nosso grito de equidade e de justiça, não nos impeça de procurar sempre, nas novas circunstâncias, a paz, isto é, a harmonia social que permita e favoreça mais a cooperação do que o confronto” “Esta busca da paz pode ser atitude decisiva para vencermos a crise”.


Estas palavras constituem mais um reforço ao que ficou gravado nos posts a seguir linkados, além de outros em que se defende que a crise deve ser aproveitada para fazer uma revisão de comportamentos e criar novos hábitos de melhor gestão pessoal, privada e pública. Será benéfico aproveitar este momento de provação para rever a escala de valores éticos, desenvolver atitudes construtivas para recuperar a paz e a harmonia, destrinçar o que é material e aparente daquilo que é essencial e humano que é fonte da verdadeira felicidade, da esperança no amanhã. É desejável que cada um procure manter activo o espírito de Natal, durante todo o ano, sempre.

Eis os mais recentes dos posts referidos:

- Preparar um futuro melhor
- Coragem para pensar e falar
- Diagnósticos preocupantes
- Para um futuro melhor. Achegas
- Crise definida claramente por um político
- Futuro problemático

Imagem de arquivo

Sem comentários: